Regulamentações de produtos químicos de limpeza na Europa são uma preocupação para fornecedores
O impacto de CLP e REACH em fornecedores de produtos químicos de limpeza.
Diversas regulamentações da União Europeia (UE) vêm impactando o mercado de produtos de limpeza profissional, principalmente o regulamento de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição dos Produtos Químicos (REACH, na sigla em inglês), que tem como objetivo de melhorar a proteção à saúde humana e ao ambiente, e o de Classificação, Rotulagem e Embalagem (CLP, na sigla em inglês), adotado para comunicar claramente os perigos dos produtos químicos por meio de classificação e rotulagem. Além disso, temos o Sistema Global Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS, na sigla em inglês), em vigor desde 2015, que revoga a Diretiva 67/548/EEC para classificação, embalagem e rotulagem de substâncias perigosas.
Outra regulamentação semelhante é o Regulamento de Produtos Biocidas, que entrou em vigor em setembro de 2013 e visa melhorar o funcionamento do mercado de biocidas na UE, garantindo simultaneamente um alto nível de proteção à população e ao meio ambiente.
Desta forma, o fornecedor de produtos químicos de limpeza, seja fabricante, importador, distribuidor, varejista, formulador ou reimportador, é obrigado a cumprir o regulamento CLP e classificar, rotular e acondicionar substâncias e misturas químicas em conformidade com ele. A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) deve ser notificada sobre a classificação e rotulagem da substância ou mistura no prazo de um mês antes da sua entrada no mercado.
► A introdução do regulamento CLP proporciona as seguintes vantagens para a indústria de limpeza:
Aprimora a base científica para um acordo internacional sobre a utilização segura de produtos químicos e dá base técnica para a gestão dos produtos químicos
Enfatiza a atenção à saúde humana e ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de práticas sustentáveis
Permite canais de comunicação internacionalmente eficazes com relação à rotulagem dos produtos para proteger trabalhadores, consumidores e o meio ambiente
► Entretanto, há alguns desafios que os fornecedores de produtos químicos enfrentarão devido à introdução do regulamento CLP:
Alguns produtos precisarão de reclassificação, causando despesas adicionais para os fabricantes
A simplicidade do sistema de classificação dificulta a distinção entre produtos que são relativamente seguros e produtos que são relativamente perigosos
Algumas substâncias são rotuladas com perigos mais severos do que antes devido à tendência de optar por uma maior segurança. A rotulagem excessivamente cautelosa também resulta em uso mais frequente de equipamentos de proteção individual e, portanto, maior custo para os usuários finais
Fabricantes de menor porte ficam em desvantagem, visto que podem não ter acesso aos dados e o custo para obter consultoria especializada pode ser proibitivo.
A pressão ambiental das autoridades da UE, aliada ao esforço de diversos fabricantes e à sensibilização de usuários finais estão reforçando a tendência de produtos químicos ecologicamente corretos e seguros. Os usuários finais estão se tornando cada vez mais sensíveis a questões ambientais e à segurança, o que tem levado a um crescimento da demanda por produtos seguros. Certos segmentos de uso final são mais afetados do que outros, com destaque especial para o setor público, devido aos Critérios Europeus de Compras Públicas Ecológicas (GPP), que promove compras politicamente corretas por órgãos públicos. Na Itália, o Ministério do Meio Ambiente adotou seus próprios GPP em 2012, os CAM (Critérios Ambientais Mínimos), que definem os critérios ambientais nos procedimentos de compra da administração pública. Estima-se que em 2014 mais de 50% das compras por autoridades públicas na Itália foram ecologicamente corretas, e espera-se que essa participação continue crescendo no futuro.
Saiba mais sobre o tamanho do mercado de limpeza profissional europeu, participação de segmentos de uso final, participação de fornecedores, crescimento, tendências e oportunidades com nossos dois relatórios: Janitorial Cleaning Products in Europe e Foodservice Cleaning Products Europe.
Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.
Fonte: Kline & Co.